A review by pjv1013
A luz brilhante do dia by Anita Desai

4.0

COMENTÁRIO
⭐⭐⭐⭐
“A luz brilhante do dia”
Anita Desai
Tradução de Carmo Vasconcelos Romão

Anita Desai aparentemente "revisita" a sua infância e juventude neste livro dando-nos ao mesmo tempo um retrato fulgurante da no processo de pós-independência no final dos anos 40.

Este é um livro centrado na relação, nem sempre fácil, entre quatro irmãos. Em especial duas das irmãs - Bim e Tara – que mostram dois lados das vivências do feminino na sociedade indiana. Bim é a defensora de uma tradição ligada à casa da família e aos processo de ensino como professora. Tara é a mulher de um diplomata que pretende mudanças e transformações no seio familiar. Esta tensão é sentida desde os tempos da adolescência de ambas e culmina numa festa familiar a acontecer já nos anos 70 em que as duas irmãs demonstram essa diferença.

Desai envolve-nos neste romance no caminho do passado, do sentido que damos às memórias e à construção da história de uma família criando uma continua tensão que nos acompanha ao longo do livro. É uma história de desencontros e ressentimentos dentro de uma família. Uma história de recordações, mas também de remorsos!

Ainda que sejam apresentadas os diferentes membros da família, as personagens femininas deste livro são essenciais para compreender a trama e a intensidade narrativa, dando por isso um olhar intenso sobre o papel da mulher na sociedade indiana, em especial no espaço da casa de família.

Um outro elemento interessante deste livro relaciona-se com o momento político que nos apresenta, nomeadamente a tensão pós-independência entre hindus e muçulmanos que leva à independência do Paquistão e à perseguição da população muçulmana entre 1948 e 1950. O assassinato de Mahatma Gandhi, por um hinduísta fanático, é referido no processo de tensão das recordações do passado por parte do membros desta família.

A escrita de Desai é cuidada e cheia de imagens belas e tocantes que vão prendendo e encantando o leitor. O modo como descreve os espaços, as dinâmicas de interação familiar foram elementos do meu interesse na leitura deste livro.

(li de 19 a 21 de Agosto de 2022)