A review by marytheflaneur
Aparição by Vergílio Ferreira

dark reflective sad slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? No

5.0

"Há no Homem o dom perverso da banalização. Estamos condenados a pensar com palavras, a sentir em palavras, se queremos pelo menos que os outros sintam connosco. Mas as palavras são pedras"

Apenas tinha lido um conto de Vergílio Ferreira e pouco conhecia da sua vida e obra, antes desta leitura. O autor, na primeira pessoa, convida-nos a um existencialismo inquietante, que conduz a tanto sofrimento por parte do seu alter ego Alberto Soares, que busca um sentido para si mesmo e para o que o rodeia, julgando os outros, julgando-se a si mesmo, com laivos de obsessão por essa mesma busca. 

O protagonista é um professor de liceu recém licenciado, que, após a morte do pai, se muda para Évora, cidade misteriosa e mesquinha, que lhe traz um ano agitado e diferente, tornando-se menos acolhedora com o passar da narrativa.

É uma leitura brilhante, porventura cansativa se não estivermos dados a reflexões, mas que recomendo por ser uma experiência para mim até agora única na literatura portuguesa e na qual o autor faz um exercício exímio da linguagem, com passagens verdadeiramente citáveis e cativantes.