A review by franciscaviegas
Alexander's Bridge by Willa Cather

4.0

Alexander's Bridge foi o primeiro romance publicado pela escritora Willa Cather.
Devo confessar que quando comecei a ler este livro, não achei que conseguiria lê-lo até ao fim. Não sei, ao certo, a partir de que momento fiquei presa na história.
Alexander's Bridge conta-nos a história de Bartley Alexander, um engenheiro civil, cuja especialidade é a construção de pontes. Bartley é casado com uma adorável senhora de nome Winifred. Tendo em conta a sua profissão, Bartley tem que se submeter a viagens constantes de negócios a Londres. Numa dessas viagens, reencontra Hilda Burgoyne, o seu amor dos tempos de estudante.
Ao longo da história, testemunhamos a incapacidade de Bartley de escolher entre a sua amada esposa, e a rapariga que se tornou sua amante e que consegue sempre fazê-lo sentir-se novo.
A história acaba tragicamente, tendo Bartley finalmente decidido deixar Winifred (ou pelo menos é o que é dado a entender) e escrito uma longa carta à mesma.
Não se sabe o que teria acontecido caso a morte de Bartley não tivesse acontecido, mas sabemos que todas as pessoas que conheceram Bartley não foram indiferentes à sua personalidade, tendo-se modificado bastante com ele e com a sua morte. Como Hilda diz no final do livro "Nothing can happen to one after Bartley".
Foi um livro tocante que me deu uma perspectiva diferente do adultério, e me fez ver que realmente as coisas não são a preto e branco. Existem vários tons de cinzento que precisam de ser analisados, e que causam dúvidas e obrigam a tomar decisões.