A review by ozielbispo
The Plague by Albert Camus

5.0

Perante a peste que assola a sua cidade Orão, o Doutor Rieux tenta salvar o maior número de vidas possível. Mesmo sabendo que não teria nenhuma chance contra a peste, nunca deixou de lutar, como ele disse: "quando falta os santos tem se os médicos"
Foi ele quem primeiro percebeu a gravidade da situação ,alertando a prefeitura, pressionando as autoridades. Foi ele que arriscou sua vida cuidando dos doentes e fez com que outros também o ajudasse nessa luta : O juiz Othon, um jornalista parisiense Rambert(que passa o tempo todo tentado fugir da cidade por meios ilegais), Tarrou(que tem um senso de ironia incrível) um estranho; o funcionário municipal Grand (simples , tenta de toda maneira escrever um livro , mas não passa do primeiro parágrafo); um vizinho Cottard(que tenta tirar proveito da peste a seu favor) e um padre jesuíta(que atribui a praga a uma vingança Divina).
A peste trouxe mudanças no comportamento das pessoas .Trouxe o medo, confinamento, ,separação dos entes queridos e sofrimento, mas também trouxe um sentimento de solidariedade , trouxe o sentimento de luta. Teriam que lutar e ser fortes , pois não era fácil ver as pessoas serem dilaceradas pela peste..queimando em febre; a peste matava em poucas horas, não se sabia como se pegava a doença, não se sabia como evita- lá .
O livro é muito conhecido e não tem muito o que se falar é um clássico, uma obra prima desse Gênio de família pobre e simples chamado Albert Camus. Morreu de acidente de carro com apenas 46 anos.