A review by creepysantos
Limpa by Juno Dawson

4.0

Foi a minha estreia numa narrativa cujo tema central é a adição. É engraçado como a Juno Dawson, inverte a ideia social de que este tipo de "problemas" afetam maioritariamente as classes mais baixas e nos mostra um conjunto de jovens, provenientes da elite, reunidos numa clínica de reabilitação. Apesar de não parecer, e em parte acredito que a culpa é do designer da capa, LIMPA é um livro YA (young adult) ou jovem adulto como se costuma dizer em português, mas o que o diferencia de todos os outros livros do género é a sua crueza e honestidade. A Juno Dawson, não poupa o leitor e, se tiver o ferir fá-lo sem qualquer piedade. Na realidade LIMPA é um choque de realizade, uma chamada de atenção, um alerta. Para os adolescentes que, na idade sem limites, se esquecem completamente das consequências e do facto de que as escolhas que tomam estão a influenciar o seu futuro, e para os pais que, envolvidos pelos compromissos profissionais esquecem-se dos filhos e quando se relembram deles já a "bomba explodiu".

Desde os tempos da escola em que era completamente bombardeado com palestras sobre as consequências do uso de drogas e/ou do uso excessivo de álcool que me pergunto o que é que pode motivar alguém a necessitar de algo externo para se desinibir, para apagar um dor... e como é que, depois de serem submetidas as um tratamento tão violento, as pessoas conseguem reintegrar-se socialmente e ultrapassar a sua adição. Este livro trouxe-me algumas respostas, não só porque a autora optou por desenvolver personagens fragilizadas, mas também porque nos revela as motivações e os pensamentos que originam as recaídas, ou seja, repetindo-me, alia personagens fortes a uma escrita extremamente honesta e singela.

Recomendo esta leitura, não só a todos aqueles que procuram saber mais sobre este tema, mas também àqueles que precisam de ajuda mas têm receio de a procurar.