A review by pjv1013
Paraíso by Abdulrazak Gurnah

3.0

COMENTÁRIO
⭐⭐⭐
"Paraíso"
Abdulrazak Gurnah
Tradução de Eugénia Antunes

"Paraíso" é o primeiro livro de Abdulrazak Gurnah que leio. Uma leitura escorreita de uma história de crescimento e aprendizagem de vida.
Yusuf é "vendido", aos 12 anos, pelos seus pais a um seu "tio", comerciante que se aventura pelo interior do território da África oriental. Yusuf vive assim as aventuras de crescer em viagens e territórios inóspitos, mas cheios de novidades deslumbrantes ao olhar do jovem.

Esta narrativa de crescimento é também um livro sobre a diversidade cultural e a violência colonial nesses territórios. E esse aspecto é uma das mais-valias do mesmo. Gurnah conta, numa prosa simples e sem grande adorno, parte da história deste território sobre o qual ainda sabemos tão pouco. E nesse sentido a aprendizagem sobre a história de África, escrita por africanos, sempre um elemento enriquecedor.

Tendo sido uma leitura agradável não foi um livro que me tenha prendido no processo de leitura. Achei a construção narrativa pouco inovadora, algo clássica, sem nenhum deslumbramento merecedor de um Nobel da Literatura. Tenho outros livros do autor e irei fazer novas leituras para conhecer melhor o autor.