A review by ggcd1981
A Study in Scarlet - The Complete Sherlock Holmes: The Heirloom Collection, by Arthur Conan Doyle

adventurous mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

4.5

Eu li a muitos anos atrás uma tradução para o português de A Study in Scarlet, porém não lembrava de quase nada. Dessa vez li em inglês e acho que em sua língua original a obra é bem mais atmosférica. O cenário de Londres Vitoriana é uma das coisas que mais gosto nas histórias de Sherlock Holmes. Nesse primeiro volume se segue Dr. John Watson em sua volta de uma guerra no Afeganistão para Londres e na sua busca de um companheiro para dividir um local para morar. Nesse contexto nos é apresentado Sherlock Holmes em todas as suas excentricidades e o famoso endereço 221B, Baker Street. Dr. Watson é logo envolvido na rotina de Sherlock como consultor de investigação da Scotland Yard e começa a relatar os casos em que Holmes é consultado.
SpoilerUm homem é encontrado morto em uma casa vazia, sem ferimentos, porém há sangue na cena do crime. Com a vítima, um americano, é encontrado um anel de diamante. Depois de algum tempo uma segunda vítima, também americano, é encontrada esfaqueada em um quarto de hotel. A investigação de Holmes é breve e em pouco tempo ele afirma saber a identidade do assassino, armando para esse uma “armadilha” e o capturando com a ajuda dos inspetores da Scotland Yard Lestrade e Gregson e também do Dr. Watson. A partir daí a narrativa passa a contar a história de vingança de Jefferson Hope, o assassino. A história de Hope começa em Utah, nos Estados Unidos onde suas vítimas faziam parte de um grupo religioso extremo que causou a morte da mulher que Jefferson amava, assim como do pai da garota. Pai e filha tentaram fugir do grupo religioso, mas foram pegos, o pai foi assassinado e a garota forçada a casar, em pouco tempo definhou e morreu. Essa parte do livro em que os conhecidos e amados personagens não estão presentes se arrasta um pouco, mas foi importante para contexto. As vítimas de Hope foram primeiro Enoch Drebber, o homem que forçou a garota, Lucy Ferrier, a ser uma de suas esposas, e segundo Joseph Stangerson, o homem que matou o pai, John Ferrier. Ao fim a única pergunta não respondida foi quem era o cumplice de Hope que tentou o ajudar a recuperar o anel de casamento de Lucy que Jefferson havia deixado cair sobre o corpo da primeira vítima. Não sei se essa questão será respondida nos próximos livros da série. A obra termina com a amizade entre Sherlock e Watson estabelecida e, como todos que conhecem a série já esperam, a Scotland Yard levando o crédito pelo trabalho realizado por Sherlock Holmes.
A Study in Scarlet foi um primeiro volume bastante bom, estabelecendo muito bem a atmosfera e os personagens, com certeza quero ler os próximos volumes. Dou 4.5 estrelas. 


Expand filter menu Content Warnings