A review by vanessa_issa
The Farm by Joanne Ramos

3.0

Esse livro veio de uma recomendação de similares a The Handmaid's Tale, o que obviamente me fez ter muitas expectativas. Mas é beeem diferente. Pra começar, não se trata de uma distopia, mas sim de algo que infelizmente acontece muito no nosso mundo real, que é a exploração de imigrantes (mulheres).

Golden Oaks é onde nossas personagens principais trabalham, sendo escolhidas pelos clientes para gerarem seus filhos. Os casais não necessariamente têm problemas de infertilidade, mas por motivos diversos (até mesmo por vaidade, como medo de estragar o corpo) preferem contratar essas mulheres. Elas recebem do bom e do melhor para gerarem bebês saudáveis. Se o cliente gostar, pode até pensar em ter mais filhos com a mesma mulher, o que resultaria em mais dinheiro para ela. A proposta parece muito atrativa, porém existem muuuuitas armadilhas no meio do caminho. Elas podem ser penalizadas muito facilmente. São vigiadas o tempo todo. Não têm privacidade pra nada. Não podem decidir por si mesmas. São apenas corpos, produtos à venda. E o cliente é quem manda.

É um livro que aborda questões muito importantes. Por exemplo, o preconceito com as mulheres, as classificando de formas diferentes. As brancas e educadas são tidas como "Premium Hosts", enquanto as pretas são menos valorizadas. A maior parte delas são imigrantes filipinas, mostrando também a exploração de pessoas que não conseguem ter oportunidades justas de trabalho. Há também questões sobre o aborto, a liberdade, o papel da mulher em uma família, a independência financeira e todas as possibilidades que vêm com ela... Enfim. Muita coisa que precisa ser discutida mesmo.

Mas... eu confesso que a narrativa da autora não me agradou. Me irritava um pouco ver tantos pontos de exclamação nas frases. Em alguns capítulos parecia que não acontecia nada, eu tive dificuldade pra conseguir manter meu foco. Não cheguei a me apegar profundamente em nenhuma personagem, o que me chateou. Eu esperava me envolver muito mais. :/