A review by jiangslore
Sobre os ossos dos mortos by Olga Tokarczuk

challenging dark mysterious reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

[4/5] 

“Sobre os Ossos dos Mortos” é um livro extremamente complexo, apesar de sua simplicidade aparente. Por um lado, a escrita é direta e fluida, de modo que a leitura consegue ser leve em alguns momentos. Por outro, as temáticas abordadas e diversos acontecimentos do enredo demonstram uma atmosfera visceral, triste e sombria, que, uma vez vista, não pode ser ignorada. Em geral, gosto de livros que possuem harmonia entre características tão diferentes, mas o fato de que a coexistência entre o simples e o complexo também é reproduzida na protagonista tornou a obra ainda mais especial.

A protagonista é uma narradora muito interessante. É possível, durante a leitura, entender bem as posições que ela defende; além de ser muito fácil desenvolver empatia por ela, que é tratada com tanto desprezo apenas por ter crenças e atitudes diferentes do que é considerado comum e tradicional em uma vila de caçadores. Como a protagonista é, também, a narradora do livro, o fato de ela ser uma personagem interessante contribui muito para que a leitura seja agradável. Acredito que o que pode gerar alguma controvérsia nesse aspecto do livro é o fato de que a protagonista possui alguns devaneios bem longos e específicos sobre astrologia, o que pode ser bem chato para quem não entende ou não liga para o assunto (como eu). Mas penso que acrescentar isso à história contribuiu muito para a imagem da protagonista, então não vi como algo negativo. 

Uma surpresa muito positiva, na minha opinião, foram os personagens secundários. Durante o enredo, forma-se um núcleo muito interessante de pessoas que são próximas à protagonista e, talvez porque a própria narradora possui uma visão única sobre diversas coisas, o modo que essas (e outras) pessoas são descritas e desenvolvidas foi bem único, também. Dizendo de forma simples, ao ler as descrições dos personagens, tive a impressão que a narrativa não focava em aspectos que normalmente seriam o foco de uma descrição — e isso tornou os personagens muito mais reais. 

Além disso, o enredo de “Sobre os Ossos dos Mortos” é bem interessante. Infelizmente, considerei a grande virada da narrativa bem previsível; mas isso, definitivamente, não tornou a experiência de leitura ruim. O livro possui várias qualidades que fazem a leitura valer a pena, mesmo se você passar boa parte dela tendo uma ideia relativamente formada do que vai acontecer. Além disso, acredito que é importante mencionar que a previsibilidade do enredo não parece ser um consenso entre os leitores da obra, o que demonstra que a virada foi bem elaborada (o que sempre gera um risco de previsibilidade), mas não passou muito dos limites.
 
Na verdade, a elaboração é algo que permeia o livro inteiro — “Sobre os Ossos dos Mortos” definitivamente é uma daquelas obras sobre as quais, quanto mais você pensa, mais conexões consegue encontrar. Não há pontas soltas e não há nada que não foi intencional, e esse controle, essa demonstração de que a ideia por trás da escrita é algo intencional e pensado, é o que realmente torna a escrita uma arte tão importante. 

Outro aspecto positivo do livro é o fato de que ele, apesar de focar em um ponto de vista específico sobre as questões que aborda, traz elementos que possibilitam a defesa de visões diferentes — e acredito que isso foi possível, em parte, porque a obra demonstra que ter uma perspectiva sobre os acontecimentos do enredo tem muita relação com perguntas que são extremamente gerais: o que é justiça; o que e quem é justo; quem é inocente; o que torna alguém (humano ou não) inocente, e, mais importante ainda, o que faz com que alguém deixe de ser inocente; o que a ausência de inocência permite que seja feito. O livro, pelo menos pela minha leitura, não responde definitivamente nenhuma dessas questões, mas demonstra a sua importância e relação com discussões extremamente atuais, o que considero algo muito importante. 

Expand filter menu Content Warnings