A review by westrany
A relíquia by Eça de Queirós

4.0

A Relíquia é mais um dos livros onde Eça de Queirós faz uma subtil critica social através de personagens e situações cómicas.
O livro principia num tom extremamente hilariante, onde a personagem principal (e narrador do livro) faz uma apresentação de si próprio ao mesmo tempo que descreve o meio social que o rodeia, quer do ponto de vista conservativo e religioso, quer do de fanfarrão que planeia artimanhas para manter a sua dupla vida de menino rico educado e conservador; deste segundo ponto de vista parte um dos mais interessantes enredos do livro: Teodorico (a personagem principal) inventa as mais diversas artimanhas para parecer, aos olhos da tia, o mais conservador e religioso português da época enquanto aproveita o melhor da vida.
Apesar do início cómico e cativante, onde Teodorico descrever as suas artimanhas, a segunda metade do livro torna-se mais descritiva e adquire um ritmo mais lento o que tornou a sua leitura um tanto pesarosa.
No entanto, a parte final do livro retornou ao estilo cómico e leve com que me apaixonei pelo livro nas suas primeiras páginas, tornando A Relíquia um livro que recomendo avidamente!