A review by pjv1013
Cleanness by Garth Greenwell

5.0

A Bulgária, um norte-americano deslocado, sexualidade e homofobia, solidão e aprendizagem de vida são os ingredientes fundamentais dos dois livros de Garth Greenwell que li nestas férias: a novela "O que te pertence" (edição brasileira da Todavia de "What belongs to you") e o livros de contos Cleanness, que li no original inglês.

Com estes dois livros Garth Greenwell entrou numa lista restrita de escritores que quero acompanhar.
Detentor de uma escrita poderosa de significados, sentida e carregadas de sentimentos Greenwell não deixa de ser claro no modo como as relações humanas são complexas.
Essa complexidade é retratada de um modo puro, duro, sem panaceias ou floreados. É uma complexidade tanta vezes dolorosa, feia e má. Uma complexidade cheia de jogos sexuais - descritos sem pudor - e de artimanhas emocionais.
Por isso mesmo mesmo ele não se fuga a falar de prostituição masculina e de engates em espaço urbano (cruising) como o faz magistralmente na novela "O que te pertence". Tal como não se fuga a descrição apurada de uma sessão de dominação no conto "Gospodar"; ou a uma intensa e descritiva intervenção política em torno de uma manifestação no conto "Decent People".
Tendo ambos os livros um perfil autobiográfico assumido ficamos curioso com o R., namorado açoriano do narrador, personagem presente em 4 dos 9 contos de "Cleanness". Quem seria este jovem quente? Rui, Rodrigo, Roberto?