Reviews

Se questo è un uomo, by Primo Levi

evj36's review against another edition

Go to review page

5.0

Recommended by: Cindy

anima's review against another edition

Go to review page

5.0

Eine autobiographische Beschreibung der Haft in einem KZ. Sie machte mich fassungslos. Die systematische Entmenschlichung, das unsägliche Leid, ist unbegreiflich.

karlijn1702's review against another edition

Go to review page

5.0

Everyone should read this

soniateles's review against another edition

Go to review page

5.0

O autor de “Se isto é um homem", Primo Levi, era um químico, italiano e judeu que sobreviveu à vida num campo de concentração nos últimos anos da 2ª Guerra Mundial. Esta obra é um impressionante relato na primeira pessoa daquilo que se passou num dos mais negros períodos na História da Humanidade. Primo Levi viveu num dos campos de concentração de Auschwitz durante pouco mais de 1 ano. Essa experiência levou-o a escrever este livro em que a descreve de forma realista, objectiva e rigorosa sem cair na tentação do compreensível melodrama. Com ele sentimos humilhação, fome, frio, cansaço extremo, medo, resignação ou mesmo vergonha por aquilo em que se tornou para conseguir sobreviver ao campo. Porque para o regime nazi não foi suficiente exterminar seres indesejáveis – embora a maioria fossem judeus, também havia pessoas com outras origens – nas câmaras de gás. Aos presos que tinham condições para trabalhar, o regime “matava" de outra forma, através da humilhação destruía-se aquilo que torna um indivíduo num homem fazendo emergir os seus instintos mais primitivos.
Quem quiser, verdadeiramente, perceber o que foi o Holocausto tem aqui uma das melhores fontes de conhecimento. Esqueçam os livros que povoam os escaparates das nossas livrarias ostentando Auschwitz ou Birkenau no título. O Holocausto e o extermínio de judeus e outros seres humanos não foi uma fantasia de um qualquer escritor mais ou menos talentoso. Aconteceu e isso não se pode negar. Se o negarmos, abrimos a porta à sua repetição. Por melhor que um escritor investigue, aquilo que escrever nunca se conseguirá comparar aquilo que escreveu quem o sentiu na pele.
“Se isto é um homem" é um livro que fere a nossa sensibilidade e que nos faz pensar, “como é possível que um ser humano tenha feito isto a outro ser humano?”. No entanto, ainda bem que o li. A literatura deve servir para nos desassossegar e para alimentar em nós a empatia por quem nos rodeia, mesmo que seja alguém muito diferente de nós.

bi4ncvx's review against another edition

Go to review page

emotional informative reflective sad medium-paced

4.0

nivedd's review against another edition

Go to review page

4.0

oof

l0v3's review against another edition

Go to review page

challenging dark informative reflective sad slow-paced

1.25

fraskolina's review against another edition

Go to review page

4.0

In questo diario, Primo Levi da ragione a Protagora, e ci mostra quanto è terribile che "l'uomo è misura di tutte le cose". Ci mostra come la nostra condizione di società progredita sia fragile, con una prosa scorrevole, semplice e chiara.

thekeziamartins's review against another edition

Go to review page

5.0

Leitura mais que obrigatória para quem gosta de estudar sobre o holocausto. É uma leitura dolorosa, mas necessária, nos faz pensar muito.

subane's review against another edition

Go to review page

4.0

• lu pour le cours de hlp
• belle écriture
• livre que je relirais pour mieux l’apprécier