Reviews

Filhos da Degradação by Felipe Castilho

serafim's review

Go to review page

  • Diverse cast of characters? Yes

3.75

izzy_greenfolk30's review

Go to review page

adventurous emotional reflective tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? N/A
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? N/A

4.0

ntmps's review

Go to review page

4.0

Primeiro livro de uma duologia de fantasia épica, Filhos da Degradação, em suas primeiras páginas nos introduz a sua mitologia, inserindo as raças que permeiam esse novo mundo – humanos, sinfos, anões, gigantes, kaorshs e gnolls. Ilustrando como a ganância dos humanos fudeu com tudo pôs em risco todos os povos, quando os seis deuses, decepcionados com as raças em conflito, se uniram na deusa Una como forma de punição, uma vez que a deusa furiosa espalhou sua tirania por Untherak, a última terra habitável.

Um dos pontos mais fortes que eu amei na história, foi a diversidade, o autor conseguiu, de forma natural, incluir um elenco cheio de mulheres, lgbt+, e pessoas de cor. Enfatizando principalmente Raazi com um espaço na obra normalmente tomado por homens em fantasias clássicas, ela e sua esposa, Yanisha, são guerreiras Kaorsh. Rebeldes dispostas a participarem do temível Festival da Morte para obterem uma chance de derrubar Una. A relação das duas é tão bem construída que eu pagaria para ler um livro só das duas juntas matando gente, quero mais por favor.

Num segundo núcleo da narração, temos Aelian, o falcoeiro, em um primeiro momento achei que seria um saco de personagem, mas me surpreendeu positivamente em quantos níveis ele se desenvolveu, seu sarcasmo e proximidade com a bebida lhe trazendo problemas ao mesmo tempo em que escapava de toda enrascada com sua habilidade em escalada e com ajuda de Bicofino. Me alegra que o autor não tenha feito ele virar um super guerreiro depois de algumas páginas, mas que ele continuava apanhando.

Outro personagem que acaba roubando a cena é Harun, o anão. As interações dele com os outros personagens são as melhores, única coisa que me incomodou um pouco foi a história do avô (??). Aparição, Ziggy esse anjo incompreendido e Venoma são outros que tornam o livro o que é eu quero saber mais sobre Venoma, meu deus, se eu não receber isso no livro dois eu desisto.

O mistério e toda a mitologia do mundo construído em cima da deusa e desse universo é fascinante, toda vez que uma lenda era contada a história se enriquecia cada vez mais. Cenas de ação também não deixam a desejar, cheias de adrenalina e bem descritas, você consegue entender olha só, e não vira aquela confusão de palavras de luta que ninguém entende o que ta acontecendo.

Da pra entender muito bem o hype dessa obra no cenário nacional, o livro é muito bem escrito, os personagens tem profundidade e os plot-twists não são óbvios nem malucos graças a deus, muito pelo contrário, cada vez aconteciam coisas mais inesperadas. Quero pra já esse próximo livro Felipe, apenas no aguardo por respostas, pois o final me deixou desnorteada socorro. Esse livro definitivamente deixou muita fantasia internacional no chinelo.

“- Nós somos as fagulhas que darão início à fogueira. Talvez o vento nos sopre para longe, talvez possamos iniciar um incêndio. Como fagulhas, o que fazemos melhor é brilhar. Queimar.”

silkcaramel's review

Go to review page

3.0

“Alguns infernos duram mil anos; outros, um dia. Mas nenhum é melhor que outro.”

This was a good surprise - it's been a while since a national book got my attention, especially a fantasy one. The world-building here is very interesting, I liked the characters and there were a few good surprises along the way. The way it flitted from past to present, slowly revealing how things reached the point we see in the prologue, kept me interested. I recognized some Brandon Sanderson influences here (there were a LOT of parallels with Mistborn), as well as Tolkien ones, but you can see they were just inspirations because the author managed to create his own thing, his own mythology.

That being said, there was a rhythm problem - it takes a while for the story to unfold, and while I understand the need to present the world, the characters and get the readers used to everything, I think it took longer than it should. After things started to happen, though, the pages flew by. Although not totally amazing (throughout the entire thing I had a sense I've read something like this before), it was a solid introduction to what I'm guessing will be a trilogy, and I really think there's a lot to expand on here and by the end, there is this interesting path I see the story walking towards. I'm curious for volume 2, hopefully this will become a strong Brazilian fantasy series to rival with any famous ones.

bookmorph's review

Go to review page

4.0

CARALHOOOOOOOOOOOOO

thalya_nesi's review

Go to review page

adventurous dark sad fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes

4.5

bawa's review

Go to review page

1.0

Worldbuilding was interesting but the characters kinda fell flat for me. Knowing that it won't have a sequel makes it terrible as the story ends abruptely. I do not recommend it.

barbaraescreve's review

Go to review page

5.0

CADE O PRÓXIMO FELIPE

seoookmin's review

Go to review page

5.0

Mesmo que no dia do lançamento eu tenha falado que levaria para ler em dois dias esse livro, eu demorei apenas porque eu fiz tanta coisa nesses dias que não consegui tocar em nada do que eu queria ler/ver/jogar então é isso.
E ainda assim tinha o fato de que eu não queria terminar essa história porque ela é muito preciosa para mim para que eu lesse em tão pouco tempo assim. E que livro maravilhoso é esse?
Sério, Filhos da Degradação é um livro maravilhoso com uma história incrível que eu só desejo todo o sucesso do mundo não só pro Felipe mas também pro Victor Hugo e pro Rodrigo. Estou até sem palavras pra dizer de forma tão clara o quanto eu amei essa história.
Desde a apresentação dos nossos personagens até a apresentação desse novo mundo, a forma como vamos, de pouco a pouco, ententendo cada vez mais a forma como a sociedade funciona acontece de forma tão singular e simples que não tem como ficar entediado.
E toda a história da kaorsh então??? Fiquei apaixonadíssima por ela e por tudo o que ela percorre durante esse livro. Sério, que personagem incrível.
Não tenha dúvidas quanto a esse livro: leia assim que você puder, que vale muito a pena mesmo!

Achou que esse seria só mais um livro de fantasia comum? Achou errado,......

mauprasaude's review

Go to review page

4.0

Muito surpreso, livro incrível!